Após várias tentativas de se colocar ao serviço dos profissionais e dos cidadãos a Plataforma BICSP, que se assume como um instrumento de gestão do conhecimento, prestação de contas, governação clínica e de saúde, foi com agrado que se acordou na última reunião de Steering, dia 22 de novembro com a SPMS, ACSS, CNCSP, SEAS e Ministro da Saúde, o cronograma que culmina, nesta 1ª fase, no dia 15 de dezembro com o seu lançamento público (em local ainda a anunciar) e colocação online ao dispor dos profissionais das CSP.
Nesta fase de lançamento, poderemos contar com duas principais componentes:
- Componente de apoio à contratualização interna de 2018 através da ferramenta de Planos de Ação das Unidades Funcionais (PAUF), como peça central e fundamental de apoio à contratualização de 2018.
- Componente do BICSP para caraterização e qualificação das UF, ACeS e ARS com área pública e área autenticada.
No que respeita à Contratualização, esta plataforma é assumida como a ferramenta base de apoio a esta atividade, contendo toda a necessária metodologia, uma produção automática das respetivas cartas de compromisso e ainda um módulo base de negociação interna entre as partes.
A área pública, insere-se numa cultura de transparência, facilitando ao cidadão informação sobres todas as Unidades Funcionais dos ACeS.
Na área autenticada, salienta-se a funcionalidade de edição com a possibilidade de carregamento de conteúdos, contribuindo assim para uma cultura de partilha de conhecimento e relação entre pares.
Destaca-se ainda, a grande inovação, o BI Self Service, para já com o Módulo do Medicamento disponível, que possibilita a análise de dados de medicamentos, cruzando diversas dimensões de análise e a possibilidade de acrescentar análise por utentes.
Apesar do atraso de um ano, USF-AN está confiante que estamos muito próximos de um salto qualitativo na construção desta ferramenta inteligente que irá “fundir” bases de dados e tornará mais amigável o processo de monitorização de desempenho e de governação clínica.
Salienta-se ainda que em 2018, será desenvolvido o módulo do E-Qualidade com a incorporação do DioR-UF adaptado à realidade da melhoria contínua.
A USF-AN irá continuará a exigir o cumprimento do protocolo de desenvolvimento do BICSP.