COMUNICADO
28.março.2024
A USF-AN vem congratular-se com este anúncio agora avançado pelo Ministro da Saúde de que mais 62 Unidades de Saúde Familiar (USF) conseguiram passar a ter remunerações como USF modelo B, com uma parcela associada ao desempenho.
A abolição das quotas para a transição para USF modelo B tem sido uma reivindicação da USF-AN ao longo dos últimos anos e em múltiplas ocasiões, por se considerar que este é um passo essencial para o objetivo de proporcionar uma equipa de saúde familiar a exercer em condições otimizadas para todos os residentes em Portugal.
A atual medida de abolir as quotas para o modelo B das USF vai garantir um verdadeiro retorno do investimento dos aumentos remuneratórios e é uma medida que está no caminho certo.
Estamos certos de que se esta medida for tida em consideração, estamos perante uma valorização dos cuidados de saúde primários como pilar essencial do SNS, garantindo cada vez mais e melhor resposta às necessidades em saúde da população, assim como a satisfação de todos os envolvidos.
Parabéns às equipas destas USF B, esperando que seja possível que todas as outras USF e UCSP que ainda o não conseguiram, que o queiram e tenham condições para avançar, também possam fazer esta evolução!
A Direção