No passado dia 27 de outubro, a USF-AN, representada pelo Presidente da Direção, participou na conferência anual da Plataforma Saúde em Diálogo com o tema “SAÚDE: NOVOS CAMINHOS, UM DESÍGNIO COMUM’’, que decorreu no no auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa.
A organização desta conferência teve como mote o facto de que num momento em que se perspetivam as transformações importantes no setor da Saúde é fundamental refletir, com os vários parceiros do sistema, sobre os desafios e preocupações com que cidadãos e pessoas que vivem com doença se deparam no contexto atual, mas também sobre como podemos aproveitar da melhor forma as oportunidades que vão surgindo, traçando um caminho frutuoso e sustentável para o futuro pela participação efetiva dos cidadãos na construção de um sistema de saúde mais justo, humanizado e sustentável.
Esta iniciativa teve como público-alvo as associações de pessoas que vivem com doença, promotores de saúde, profissionais de saúde, entidades do setor da saúde, parceiros do setor social e todos os cidadãos com interesse no tema.
Foi um evento marcado por proveitosos momentos de reflexão, discussão e partilha de ideias sobre os desafios e as preocupações atuais dos cidadãos e das pessoas que vivem com doença. No final, ficou claro que é fundamental aproveitar o legado deixado pela pandemia em prol da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.
Na sessão foi ainda apresentado o ‘’Livro Branco das Associações da Plataforma Saúde em Diálogo – Retratos dos Novos Tempos“. Esta publicação conta com o contributo de 56 associações da Plataforma que, ao longo dos últimos meses, participaram ativamente na construção desta obra feita de “dentro para fora”, revisitando angústias e medos de quem “sentiu na pele” a doença, a sua, ou a dos seus familiares, ou utentes, mas também trazendo-nos novas formas de olhar o futuro, aproveitando as oportunidades que surgiram no meio deste turbilhão.
Foi para a USF-AN um prazer participar nesta iniciativa, dando o seu contributo para o desenvolvimento da saúde em Portugal, alimentando as sinergias que podem ser criadas entre estas organizações, sempre com o mesmo fim. Dar uma equipa de saúde familiar a trabalhar em condições otimizadas a cada residente em Portugal.
Agradecemos o convite e oportunidade.
A Direção