- APRESENTAÇÃO
- PROGRAMA
- DOCUMENTOS E APRESENTAÇÕES
- CAMPEONATO DAS USF
- ACONTECE´18
- COMUNIDADE
- GALA USF-AN
- MEDIA
- PARCEIROS
- LOCALIZAÇÃO
- GALERIA
10 anos depois… É tempo de celebrar as USF!
É chegado o momento de olharmos para trás e percebermos que em 2018 se assinalam 10 anos desde aquele 1º Encontro Nacional das USF realizado em Aveiro. Um momento importante, pois assinalou o primeiro ponto alto da USF-AN. Contudo, depois do primeiro vieram tantos outros momentos como o Encontro em Guimarães, o Encontro no Porto, ou os últimos 3 encontros na cidade de Aveiro, com o lançamento da Academia dos CSP.
São já 10 anos de luta, de conquistas e de afirmação de uma Associação multiprofissional que se quer plural. Para que não haja dúvidas, unida a uma só voz na defesa da saúde dos portugueses em geral e dos Cuidados de Saúde Primários em particular, vamos fazer acontecer e comemorar juntos estes 10 anos de sucesso!
Esperamos no 10º Encontro Nacional das USF voltar a afirmar o valor acrescentado da “Marca USF”. Valor acrescentado para os profissionais, para a Administração Pública, mas acima de tudo para os cidadãos que reconhecem diariamente o nosso trabalho.
Este ano decidimos rumar novamente a Norte, e mais concretamente a Gondomar, cidade cujo ACeS é exclusivamente constituído por USF. E que melhor local do que este para reunirmos as USF, e consequentemente a USF-AN, mas também para celebrar?
Celebrar a diferença, o trabalho em equipa, e a inovação, mas também a resistência, a resiliência e a capacidade de fazer bem, mas de forma diferente! Fazer com rigor, competência, e com o cidadão como parceiro e como centro da nossa atividade.
Assim, propomos a realização de um Encontro durante 24 horas, sem paragens, de trabalho, partilha, mas também de reconhecimento e regozijo pelo trabalho de todos.
Espero poder ver-vos a todos em Gondomar! Porque juntos somos mais fortes… E…
10 anos depois… É tempo de celebrar as USF!!!
Álvaro Pereira
Presidente da Comissão Organizadora do 10º Encontro Nacional das USF
CAMPEONATO DAS USF – TEAM BUILDING
Tentamos proporcionar às equipas e profissionais interessados um momento de trabalho em equipa (Team Building), conjugado com a componente de competição.
Esta atividade decorreu em simultâneo com o Programa Científico do evento.
Ao logo das 24h, foram lançados 10 desafios pelas equipas, acompanhados e monitorizados por um staff com competências técnicas e científicas para os acompanhar e desenvolver.
As equipas podiam ser constituídas por elementos da mesma Unidade e podem integrar elementos de Unidades diferentes.
Agradecemos aos participantes!
NEWSLETTERS RELACIONADAS
VÍDEOS RELACIONADOS
HINO DAS USF – Escrito e interpretado pelas equipas que participaram
CINEMA MUDO – valores da USF-AN
À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o programa do 10º Encontro Nacional das USF, que decorrereu nos dias 25 e 26 de maio de 2018, em Gondomar, incluiu um espaço para comunicações orais e em póster.
No ACONTECE’18 podiam participar todos os profissionais das USF, todos os profissionais de outras Unidades dos ACeS e dos cuidados de saúde primários, Internos de MGF ou de outras especialidades e alunos de enfermagem ou de medicina.
Consultem o Regulamento para conhecer os requisitos e datas importantes!
NEWSLETTERS RELACIONADAS
*** CANDIDATURAS ENCERRADAS!
CONHEÇA OS VENCEDORES
Comunicações Orais
1º PRÉMIO
Nome da Comunicação: Estudo experimental para avaliar a eficácia do contacto telefónico prévio, na redução de faltas a consultas programadas – Ciclo de melhoria da qualidade
Autores: Ana Matos, Joana Azeredo e Madalena Gonçalves
Unidade: USF Jardim dos Plátanos
2º PRÉMIO
Nome da Comunicação: A realidade de uma Unidade de Saúde Familiar: como e porque nos contactam os utentes
Autores: Sandra Esteves Oliveira, Isabel Machado, Alfredo João Pereira, Marlene Barros, Francisco Fachado, José Rui Caetano e Pedro Fonte
Unidade: USF do Minho
Menção Honrosa
Nome da Comunicação: Smile at work
Autores: Márcia Pereira Leite, Paulo Renato Guedes, Rita Meireles Pedro e Teresa Carneiro
Unidade: USF Horizonte
Menção Honrosa
Nome da Comunicação: Leitura Marginal
Autores: Cristina Maria Filipe dos Santos, Laura Maria Neto Coxinho Nunes e Mário Alexandre Pinto Pereira Santos
Unidade: USF Marginal
Comunicações em Poster
1º PRÉMIO
Nome da Comunicação: 9 anos USF Santa Maria
Autores: Diana Nícia Sousa Dias e Diana Nadine Santos Moreira
Unidade: USF Santa Maria
2º PRÉMIO
Nome da Comunicação: Alegria no Trabalho: estratégias de prevenção quinquenária numa Unidade de Saúde Familiar
Autores: Liliana Flores Silva e Elvira Teles Sampaio
Unidade: USF Serpa Pinto
Menção Honrosa
Nome da Comunicação: Mudança participada numa USF
Autores: Ana Guimarães, Carina Pereira, Joana Casanova, Joana Leão, Susana Ribeira e Tânia Moreira
Unidade: USF Oceanos
Aliado à componente política e formativa, foi nosso objetivo trazer para este evento algumas outras áreas não menos importantes, como por exemplo o envolvimento com o Utente e Comunidade (local) e participação alargada das demais instituições de cariz social.
Para tal, contamos com a colaboração da Comissão Local deste evento, constituída por elementos das Unidades Funcionais do ACeS de Gondomar, que nos proporcionaram algumas iniciativas que envolvam o cidadão e outros atores sociais, que, direta e indiretamente contribuem para a área da saúde.
Comissões e Ligas de utentes, escolas, associações governamentais e não-governamentais, entre outros, foram chamados a participar no 10º Encontro Nacional das USF.
NEWSLETTERS RELACIONADAS
Reconhecimentos, prémios e muita animação!
10 anos depois… É tempo de celebrar as USF!
Caro(a) Profissional,
Acreditamos que o 10º Encontro Nacional das USF foi um evento que marcou todos os que nele participarem.
São 10 anos percorridos e o 10º Encontro Nacional das USF foi o palco principal para festejar esse percurso e o que temos ainda para percorrer.
Este momento foi conduzido pelo Fernando Alvim, com o seu Alvim Super Buzz (Team Quiz). Esta brincadeira teve como objetivo entreter os participantes, através da promoção dos valores das USF, dos CSP e da USF-AN, colocando à prova os conhecimentos de todos os presentes.
Tivemos também um momento de reconhecimento, valorização e agradecimento a todos os que diariamente dão o melhor de si pelas USF e pela saúde dos portugueses. Logo após o Jantar Comemorativo, decorreu Gala USF-AN.
Recordamos os prémios atribuídos:
1 – Comissão instaladora da USF-AN
Premiados – Ana Dias Costa, Ana Ferrão, Anabela Pereira, Ângela Teixeira, Bernardo Vilas Boas, Conceição Maia, Etelvina Afonso, Fátima Figueiredo, Fátima Sobral, Fernanda Araújo, Fernanda Pereira, Francisco Teixeira, Glória Murça, Graça Ribeiro, Helena Almeida, João Rodrigues, João Vaz Ramires, Jorge Araújo, José Luís Nunes, Laura Nunes, Luís Albuquerque, Manuela Pereira, Maria Dolores Firmino, Rosário Santos, Margarida Aguiar, Miguel Mesquita, Paula Rodrigues, Paulo Carvalho, Rosário Chantre, Rui Maggioli, Susana Miranda, Teresa Lindo, Tiago Couto, Vítor Santos, Zélia Amado
2 – O 1º Grupo de médicos em RRE
Premiados – RRE/ USF Samora Correia
3 – Grupo Técnico para a Reforma dos CSP
Premiados – Maria Regina Carlos, Ana Cristina Garcia, António Gomes Branco, Cristina André Correia, José Marques Robalo, Maria Inês Guerreiro, Rui Monteiro e Vítor Ramos
4 – Missão CSP
Premiados – Luís Augusto Pisco, Armando Brito de Sá, Carlos Alberto Nunes, Cristina André Correia, Horácio Mendes Covita, João Moura dos Reis, João Nunes Rodrigues, José Luís Nunes, José Miguel Fragoeiro, Maria do Carmo Ferreira e Maria Manuela Branco da Silva
5 – As 1ª quatro USF
Premiados – USF de Valongo, São João de Sobrado, Nascente (Gondomar) e USF de Condeixa
6 – ERA que mais impulsionou a criação de USF
Premiados – ERA Norte
7 – ACeS com maior percentagem de USF
Premiados –ACeS Póvoa de Varzim / Vila do Conde e ACeS de Gondomar
8 – USF com maior percentagem de sócios plenos
Premiados – USF Manuel Rocha Peixoto
9 – USF com maior nº de inscritos no 10º ENUSF
Premiados – USF FF +
10 – Projeto mais inovador nos últimos 10 anos
Premiados – Equipa BI-USF/BI-CSP: representante da USF-AN + representação da ACSS + representante da SPMS
Este momento foi conduzido pelo Fernando Alvim, que, em conjunto com a Direção da USF-AN, homenagearam vários dos presentes, quer pelo seu percurso profissional quer na USF-AN.
Outras surpresas aconteceram ao longo da noite.
10 anos depois… É tempo de celebrar as USF!!!
NEWSLETTERS
Newsletter 1 | Newsletter 2 | Newsletter 3 | Newsletter 4 | Newsletter 5 | Newsletter 6 | Newsletter 7 | Newsletter 8 | Newsletter 9 | Newsletter 10 | Newsletter 11
VÍDEO PROMO 1 | VÍDEO PROMO 2 [temas] | CAMPEONATO DAS USF_Clip1
TESTEMUNHO GUSTAVO SANTOS_INTERNO MGF
COMUNICAÇÃO SOCIAL
O 10º Encontro Nacional das USF decorrerá no Multiusos de Gondomar.