Alerta de segurança da SPMS sobre sítios da internet e janela de oportunidade para unidades de saúde aumentarem o seu alcance digital

No dia 22 de Abril de 2025 a USF-AN enviou um ofício ao Ministério da Saúde e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a propósito dos alertas de segurança dos SPMS sobre sítios da internet das USF. Consideramos que é uma janela de oportunidade para as USF aumentarem o seu alcance digital.

De facto, as Unidades de Saúde Familiar que dispõem de sítios da internet próprios com domínios privados (por exemplo *.pt ou *.com) têm-nos relatado que têm recebido e-mail por parte da Unidade de Cibersegurança da SPMS a propósito da publicitação desses mesmos sítios nas respetivas páginas da plataforma BI-CSP. São os próprios SPMS que afirmam, no e-mail enviado, que “Esta referência deve ser retirada ou substituída por uma do tipo (*.min-saude.pt)”.

Compreendendo que é vital a cibersegurança nas estruturas do SNS e a adoção de medidas que evitem o risco que está associado a uma prática clínica cada vez mais digital, é, no entanto, também fulcral a existência de canais diretos e de proximidade que permitam a comunicação com o cidadão utente. No que respeita às USF, muitas delas optaram por criar, com fundos próprios, os seus sítios de internet. Assim, no seguimento dos alertas gerados, entendemos que, desta forma, é essencial proporcionar às equipas de saúde, nomeadamente às USF, a possibilidade de criarem os seus próprios sítios com domínio *.min-saude.pt que cumpram com os requisitos de segurança exigidos com a colaboração das equipas de informática das ULS ou dos SPMS.

Solicitamos, portanto, que os SPMS tomem a iniciativa e contactem as USF no sentido da construção destes sítios da internet das USF mais seguros.

A Direção