O “Encontro de Vacinação da ULS da Região de Aveiro: desafios e inovações do século XXI”, promovido pela USF Terra Marinhoa em parceria com a Unidade de Saúde Pública da ULS da Região de Aveiro / Núcleo de Vacinação, decorreu no passado dia 14 de maio, na Oficina das Artes, na Murtosa (Aveiro).
A USF Terra Marinhoa é uma unidade jovem, mas que tem vindo a crescer e a desenvolver-se de uma forma contínua e consistente, empenhada e comprometida com a saúde da população e com a reflexão sobre a prática. Surgiu, assim, a vontade de promover este Encontro que tinha como objetivo ser um momento de reflexão, discussão e troca de experiências e saberes.
A vacinação, uma das mais poderosas ferramentas de Saúde Pública, com benefícios mais do que comprovados, está hoje ameaçada pela desinformação e desconfiança. Ganhos em Saúde alcançados em décadas podem ficar comprometidos com a crescente hesitação vacinal. Para que todos possamos continuar a beneficiar com os notáveis progressos no domínio da vacinação teremos que nos empenhar em promover o esclarecimento, a literacia em saúde, a discussão sobre as vacinas, os seus riscos e benefícios, e o seu papel tão importante na melhoria da saúde das populações.
Este Encontro além do apoio do Conselho de Administração da ULS da Região de Aveiro, contou com a parceria fundamental do Município da Murtosa.
A USF-AN, na pessoa da Enf. Dulce Cabeça, membro dos Corpos Sociais da Associação, marcou presença como oradora, falando do tema: Reforçar os Cuidados de Saúde Primários para um Plano Nacional de Vacinação Eficaz.
Na sessão de abertura marcaram presença o Diretor Clínico para os CSP da ULS Região de Aveiro, Dr. Alcino Santos, a representante da Associação Nacional das USF (USF-AN), Enf. Dulce Cabeça, o representante da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Dr. Tiago Bandeira, um membro da organização do respetivo Encontro, Enf. Ana Ruela da USF Terra Marinhoa, e o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Januário Cunha.
Seguiu-se o plenário “O Estado da Arte” onde foram abordados dois temas: 1 – A importância da vacinação no controlo das doenças / epidemias e os eventuais desafios associados aos fluxos migratórios; 2 – Segurança e eficácia das vacinas e novas vacinas.
O programa contou ainda com a mesa redonda “Estratégias Integradas de Vacinação” onde foi abordada a importância das campanhas de imunização, qual o papel das farmácias e estratégias para aumentar a cobertura vacinal.
Posto isto, a manhã terminou com um momento musical e um vídeo promocional do Concelho da Murtosa.
Da parte da tarde, o Núcleo de Vacinação da ULS da Região de Aveiro apresentou os dados da vacinação da ULS Região de Aveiro, plenário que contou com a co-moderação da Enf. Dulce Cabeça (USF-AN).
Os trabalhos terminaram com uma mesa redonda sobre“Hesitação vacinal: quebrar barreiras”, onde foram realizadas duas apresentações. A primeira sobre hesitação vacinal nos utentes: impacto das redes sociais e comunicação social e a segunda sobre Mitos anticiência e antivacinas. Foi também abordada a hesitação vacinal nos profissionais.
Quanto à sessão de encerramento marcaram presença a vogal do CA da ULS da Região de Aveiro, Dra. Rosa Tomás, a Coordenadora do Núcleo de Vacinação, Dra. Catarina Rocha e a Delegada de Saúde da Murtosa, Dra. Iolanda Duarte.
A USF-AN dá os parabéns a toda a organização do evento e fica disponível para colaborar no futuro.
A Direção
