Aprovação da Criação da Carreira Especial de Técnico de Secretariado Clínico

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) congratula-se com a aprovação, pela Assembleia da República, do Projeto de Resolução n.º 41/XVII/1.ª, apresentado pelo partido CHEGA, que recomenda ao Governo a criação da Carreira Especial de Técnico de Secretariado Clínico.

Este é um sinal claro do reconhecimento institucional da importância do papel desempenhado por estes profissionais no funcionamento das Unidades de Saúde Familiar e em todo o Serviço Nacional de Saúde.

Apesar da rejeição do Projeto de Lei que visava a criação imediata da carreira (BE), e do chumbo da resolução do PAN com o mesmo objetivo, esta aprovação representa um passo político relevante, que poderá contribuir para a construção de uma resposta efetiva a uma reivindicação há muito assumida pela USF-AN: a valorização profissional, contratual e funcional dos Técnicos de Secretariado Clínico.

A USF-AN reafirma a sua total disponibilidade para colaborar com todos os grupos parlamentares e com o Governo, na concretização desta recomendação, em articulação com as estruturas sindicais e académicas, e com os próprios profissionais.

É tempo de reconhecer com justiça e dignidade o contributo imprescindível dos Secretários Clínicos no SNS.

A Direção