Anulação de ligações VPN para os profissionais das USF não tem fundamento

COMUNICADO

11.abril.2023

A USF-AN teve conhecimento de que existem vários ACeS (Agrupamentos de Centros de Saúde) a anularem as ligações VPN para os profissionais das USF, de forma unilateral, sem que estes sejam envolvidos na discussão sobre a necessidade e manutenção das mesmas.

Esta anulação limita a autonomia das USF e a sua capacidade de resolver os problemas de saúde dos seus utentes e diminui a segurança dos cuidados (por, nomeadamente, não permitir ter acesso a informação relevante quando os profissionais não estão na sua unidade, como acontece nos cuidados no domicílio dos utentes ou quando necessitam de fazer alguma tarefa fora do serviço). Por esse motivo, questionámos todos os ACeS sobre os motivos para esta anulação.

Do conjunto das respostas recebidas, apurámos que havia a convicção que a utilização de VPN teria custos acrescidos e envolveria potenciais riscos de segurança.

Remetemos, então, um pedido de esclarecimento para os SPMS, EPE, que por sua vez nos garantiu que não haveria problemas de segurança associados à utilização das VPN, nem aumento de custos, devendo as ligações VPN estarem disponíveis para todos os profissionais que a queiram utilizar.

Solicitámos, então, aos SPMS, EPE que tornassem pública a informação partilhada com a USF-AN e que a façam circular por todos os ACeS e respetivas Unidades Funcionais, a fim de esclarecer eventuais equívocos, retomando-se todas as ligações VPN que, entretanto, foram suspensas.

Estamos certos de que se todos estivermos alinhados, a saúde da população sairá a ganhar, assim como a satisfação de todos os envolvidos.  

A Direção

*Comunicado em pdf.