Apresentação do Relatório do Estudo O Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal 2022/2023 – Questionário aos coordenadores de USF

COMUNICADO

13.outubro.2023

Começou hoje, dia 13 de outubro de 2023, em Aveiro, o 14º Encontro Nacional de USF com o lema “Pensar Saúde, Integrar Cuidados – Que desafios?”.  O programa foi pensado para abordar todos os desafios atuais na Saúde em Portugal com preletores de grande qualidade, desde a generalização do modelo B das USF (Unidade de Saúde Familiar) e das ULS (Unidades Locais de Saúde), o atendimento à doença aguda, o skill-mix, a comunicação, a gestão do tempo, o apoio tecnológico à atividade ou a melhoria do desempenho. Vão ser abordados, igualmente, uma série de temas clínicos que tiveram avanços recentes como a DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crónica), doenças respiratórias infeciosas, diabetes, depressão, feridas, contraceção, uso de cannabis ou áreas de apoio à atividade dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) como os laboratórios point-of-care.

Vão estar presentes dezenas de representantes de organizações da Saúde e Deputados da Assembleia da República.

Ministro da Saúde está, neste momento, a participar neste evento e terá a palavra na Sessão de Abertura, que se inicia pelas 11h15, na qual responderá a questões da audiência.

Direção Executiva do SNS vai estar na Sessão de Encerramento, amanhã, dia 14 de outubro.

Assim, às 11h15 e na Sessão de Abertura, apresentaremos os resultados do estudo “O Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal 2022/2023 – Questionário aos coordenadores de USF”.

Esta é a décima terceira edição deste estudo onde se faz uma análise seriada do enquadramento organizacional e político da atividade das USF, procurando preencher lacunas do conhecimento sobre os CSP em Portugal e numa das áreas mais inovadoras destes – as USF.

Este estudo é um censo, tendo sido inquiridos de julho a setembro de 2023 todos os coordenadores de USF em atividade nesse período. Existiam, na altura do estudo, 615 USF, tendo-se obtido 484 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 78,7%, a maior taxa de resposta de sempre e um número recorde de respondentes.

Neste sentido, vimos por este meio recordar o Comunicado USF-AN emitido ontem, bem como disponibilizar o acesso ao estudo “O Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal 2022/2023 – Questionário aos coordenadores de USF” em pdf .

A Direção