A qualificação dos cuidados de saúde prestados à população deve assentar numa estratégia baseada em valor.
É condição indispensável para tal a apreensão sistemática dos resultados e experiências relatados pelos destinatários dos cuidados de saúde, sendo que é fundamental o auxílio da transformação digital para manter de forma sustentável uma capacidade para colecionar e analisar esses dados.
Para esse efeito, torna-se premente a criação de uma estrutura digital, configurável e flexível para poder ser adaptada aos vários pontos e tipologias de fornecimento de cuidados de saúde.
Esse programa deveria incluir, à partida, condições e procedimentos em saúde prioritários de acordo com os Planos de Saúde em vigor e fomentar a participação dos utentes dos serviços de saúde públicos, quer através de questionários eletrónicos, quer através de questionários em papel nos locais de prestação de cuidados, quer ainda por inquérito telefónico, por forma a contemplar todas as franjas da população utilizadora.
Uma base de dados assim obtida facilitaria a adequação na orientação estratégica da governança das várias unidades e serviços, com priorização de metas e alocação atempada de recursos.
Numa altura em que ocorre uma transformação das dinâmicas internas a nível do SNS com a propagação de Unidades Locais de Saúde, torna-se urgente a implementação de uma estrutura digital ampla e abrangente que permita impulsionar uma estratégia de rede por meio de medidas de resultados e de experiências relatados pelos utentes, nas quais se poderiam basear futuramente para efeitos de avaliação dos serviços e de valorização dos seus profissionais.
Gonçalo Melo
Médico de família, USF Tílias