JOÃO RODRIGUES
João Rodrigues (1964) – licenciado em Medicina (1990) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Possuidor dos Diplomas Universitários (D.U.) em Dietética Médica e Diabetologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Montpellier (França), parte curricular do mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o Curso de pós-graduação “Direito da Medicina”, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Desde 2014, Assistente Graduado Sénior (Ex. Chefe de Serviço) da Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar, tendo estado desde 2007 a exercer medicina geral e familiar na USF Serra da Lousã, tendo sido seu Coordenador eleito desde 2009 até 31 de agosto de 2018.
De novembro de 2005 a 30 de abril de 2007, integrou por nomeação do Ministro da Saúde, Correia de Campos, a estrutura de Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP), estrutura essa responsável por coordenar a nível nacional, a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e implementar as Unidades de Saúde Familiar (USF).
Desde 1992 a dezembro de 2014, ligado ao Sindicato dos Médicos da Zona Centro/FNAM, tendo sido seu Presidente de 2004 a 2006 e membro do Conselho Nacional da FNAM.
Publicação de diversos trabalhos de índole científica e de investigação, nomeadamente na área da qualidade em saúde:
- Em 1995, foi premiado com o 1º Prémio de Investigação pela Comissão do Internato Complementar de Clínica Geral da Zona Centro.
- Em 1996, conquistou o 1º. Prémio Nacional: Cipan/APMCG na área da Garantia de Qualidade em Clínica Geral.
- Em 1997, co-autor da publicação do I Manual sobre “Monitorização da Qualidade Organizacional dos C.S.”.
- Em 1998 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Pfizer Investigação da Academia de Ciências de Lisboa.
- Em 2002 publicou uma brochura sobre os “Jovens e a Sexualidade” (1ª. Edição). A 2ª. Edição, foi publicada em Junho de 2006.
- Em 2004, publicou na Revista de Psiquiatria e Consiliar e de Ligação, Vol nº9, nº1, “O Papel do Médico de Família perante Toxicodependentes e seus Filhos”.
- Em 2005, publicou na Revista do IQS, “A Acreditação dos Centros de Saúde”.
- Inúmeros artigos publicados sobre política de saúde, em diversos órgãos de comunicação social, tendo editado em outubro de 2015, o livro “Pense No Global e Actue No Local – Reflexos da Política de Saúde”.
- Desde outubro de 2015 eleito presidente da USF-NA por um período de três anos, e desde 1 de setembro de 2018, exerce funções de médico de família (Assistente Graduado Sénior) no Centro de Saúde de Celas em Coimbra (UCSP de Celas)