A grelha DiOr-USF (Diagnóstico do desenvolvimento Organizacional nas Unidades de Saúde Familiar) surge na sequência da experiência obtida com aplicação de outros instrumentos semelhantes no acompanhamento e nas auditorias de candidatura a modelo B das USF, como foi o caso do MoniQuOr adaptado, a grelha ZZ e ultimamente a grelha DiQuOr-USF.
Aquela experiência e o início do plano nacional de acreditação com os critérios desenvolvidos pela Agencia Calidad Sanitaria de Andalucia e adaptados para Portugal pelo Departamento da Qualidade da Direcção Geral da Saúde, originaram a necessidade de reajustar o instrumento de diagnóstico de desenvolvimento organizacional, tornando-o mais adequado.
Veja o documento completo – aqui
Texto retirado da página da ACSS.
A responsabilidade deste documento é das ERA (Equipas Regionais de Apoio), que o consensualizaram entre si, e da ACSS, que o assumiu formalmente.
A USFAN lamenta e critica que os profissionais e as USF não tenham tido oportunidade de contribuir para a discussão, o aprofundamento e a definição dos respetivos critérios. Assim, compete-nos analisar esta nova ferramenta e tomar posição, procurando alterá-la no que consensualizarmos.
A Direção da USF-AN está a elaborar um parecer sobre a grelha DiOr-USF, recebendo para tal contributos dos profissionais e das equipas.
Envie a sua sugestão para [email protected].