O Núcleo Distrital de Lisboa da USF-AN reuniu a sua assembleia de colaboradores no dia 3.12.2024. Estiveram presentes vários elementos do núcleo e também a reunião foi assistida por convidados.
A reunião foi convocada pela Dra. Carla Gouveia, Dinamizadora deste núcleo, que lançou a ordem de trabalhos relacionada com as consultas abertas a utentes marcados diretamente pela S24 nas agendas nas USF a utentes não inscritos nessa unidade e/ou em situação irregular.
A realidade das várias ULS da região de Lisboa que estiveram representadas na reunião é bastante díspar, sendo que apenas na ULS Loures-Odivelas houve uma adesão voluntária ao programa “ligue antes, salve vidas” pelo Conselho de Administração da ULS. Os profissionais dos CSP desta ULS não foram informados de que a adesão havia sido voluntária e foram levados a crer que se tratava de uma imposição nacional da DE-SNS. Foi com grande surpresa que a Dra. Carla Gouveia, que é trabalhadora nessa ULS ficou a saber que as outras ULS da região de Lisboa estavam a funcionar de forma distinta.
As restantes ULS têm perspectiva de vir a funcionar em breve com este sistema mas isso ainda não aconteceu.
Diferentes ULS têm diferentes estratégias de resposta aos utentes que procuram a consulta aberta dos CSP em vez do SU hospitalar. Algumas têm em funcionamento durante a semana em horário pós encerramento das unidades funcionais um serviço de atendimento complementar. Outras contrataram como carteira adicional o atendimento a utentes sem equipa de família atribuída e utentes esporádicos, sendo que o volume destes atendimentos é residual e perfeitamente comportável dentro do habitual esquema de intersubstituição das equipas.
Foi ainda falado que o relatório do momento atual por ULS enviado aos coordenadores das USF no próprio dia seria uma boa base para reuniões com os conselhos de administração das várias ULS no sentido de dar voz às dificuldades sentidas pelos profissionais das USF respectivas e integrando esta questão da resposta adicional para além da carteira básica de serviços.
Foi elogiado por todos o dinamismo da USF-AN em ajudar os profissionais das USF a garantir as suas condições de trabalho e o cumprimento dos decreto-lei que regulamentam a nossa atividade e têm precedência sobre notas indicativas das estruturas gerentes nacionais muitas vezes contrárias a essa regulamentação.
O Núcleo Distrital de Lisboa