Foi com satisfação que vimos que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, respondeu que o Governo está empenhado em aumentar a cobertura de população por unidade de saúde familiar, continuando a criar unidades do modelo A e B, e que a maioria do Parlamento também apostou nesta via, preferindo-a à constituição USF do tipo C (ver notícia aqui).
“De um lado anuncia-se a vinda do papão com a privatização da saúde, do outro lado anuncia-se a resolução de todos os problemas da saúde com a sua privatização como se de magia se tratasse. Nós achamos que há outro caminho que é o de investir nas USF modelo A e modelo B”, referiu Ricardo Mestre.
A USF-AN reuniu (ver apresentação aqui) com todos os partidos políticos com assento parlamentar que aceitaram reunir (PCP, Bloco de Esquerda, Livre, PSD e PS, para além da presidência da Assembleia da República), Governo, ACSS, IP, ARS, associações de pessoas que vivem com doença e de utentes dos serviços de saúde, parceiros e outras organizações da saúde para apresentação de soluções viáveis para a resolução dos problemas sentidos na saúde. Esta posição agora assumida por Governo e Parlamento só veio confirmar que o esforço feito pela USF-AN deu frutos. Juntos, somos capazes de construir os futuros desejáveis para a saúde de todos os residentes em Portugal!
Vamos continuar este caminho! A sua participação é fundamental para fazermos mais e melhor na e pela USF-AN!
A Direção