A USF-AN realizou as “Oficinas Estratégicas 2012”, no dia 7 de março, em Coimbra, reunindo a nível nacional vários líderes e profissionais dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e das USF, de onde resultaram várias seguintes conclusões. A USF-AN considera que as USF necessitam de uma clara e rigorosa definição dos seus princípios e das suas características, tendo construído um “BI das USF” que tornará público no 4º Encontro Nacional das USF. O sucesso das USF é possível devido à iniciativa de equipas multiprofissionais motivadas, porque compensa trabalhar bem, com autonomia e responsabilidade, avaliação e contratualização.
2012, o Ano de Viragem nos Cuidados de Saúde em Portugal
A USF-AN realizou as “Oficinas Estratégicas 2012”, no dia 7 de março, em Coimbra, reunindo a nível nacional vários líderes e profissionais dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e das USF, de onde resultaram as seguintes conclusões:
Portugal criou 317 USF e tem mais de 100 candidaturas, estando assim criadas as condições para a maioria da população portuguesa beneficiar deste inovador modelo de prestação de cuidados. Essa já é a realidade nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
2012 é assim um ano de viragem.
O sucesso das USF é possível devido à iniciativa de equipas multiprofissionais motivadas, com autonomia e responsabilidade, avaliação e contratualização.
A USF-AN considera que as USF necessitam de uma clara e rigorosa definição dos seus princípios e das suas características, tendo construído um “BI das USF” que tornará público no 4º Encontro Nacional das USF.
Justificando-se a revisão da legislação das USF este ano, ela deve respeitar o referido BI e tem de ser objeto de diversificados contributos, debate e participação, com forte envolvimento dos profissionais na análise da experiência vivida e no desenho das alterações a introduzir, cujo resultado final deve conduzir a uma situação mais justa, equilibrada e avançada do que a anterior e não a um retrocesso.
O 4º Encontro Nacional das USF, nos dias 10, 11 e 12 de maio, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, vai ser uma forte afirmação e a grande montra das USF e dos CSP em Portugal e no mundo.
O primado dos CSP e a articulação com os diferentes níveis de cuidados, hospitalares e continuados, vai ser um dos principais temas, no sentido de implementar processos assistenciais integrados (PAI) e garantir que o doente receba os melhores cuidados de saúde, disponíveis, atempados, custo – efetivos e comparáveis.
2012 é assim um ano decisivo para o rumo das USF e dos CSP, para a saúde e a sociedade portuguesa, em que a USF-AN, promovendo a partilha, a formação e investigação, contribuirá para transformar ameaças em oportunidades, continuar o caminho de afirmação da nova cultura de cuidados de saúde, de proximidade e de qualidade, fazendo de 2012, O ANO DE VIRAGEM NOS CUIDADOS DE SAÚDE EM PORTUGAL, no contexto mais vasto de consolidação do SNS.
A Direção da USF-AN
Para consultar o comunicado completo – clique aqui