A USF-AN esteve presente na sessão de abertura do Congresso APTFeridas’24, que se realizou nos dias 7 e 8 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Este congresso destacou-se como uma oportunidade para reforçar a importância de conhecimentos na área da Prevenção e Tratamento de Feridas, essencial para melhorar a qualidade de vida dos utentes. Reforçou-se a necessidade de se promoverem boas práticas clínicas baseadas em indicadores de qualidade, gestão eficiente de recursos e ganhos em saúde.
Como sabemos o tratamento de feridas é uma intervenção essencial na prática dos enfermeiros de família e que requer evidências científicas robustas, metas claras e formação contínua. Neste sentido, a USF AN sublinhou a necessidade de se atualizar o plano formativo da especialidade em enfermagem comunitária/saúde familiar para se integrarem conhecimentos nesta área. Além disso, enfatizou a importância de garantir equidade e acessibilidade nos cuidados em todo o SNS, com processos de referenciação ágeis e eficientes entre os diferentes níveis de cuidados no modelo organizativo por Unidades Locais de Saúde.
A necessidade de se assegurar acesso transversal a materiais clínicos e promover a participação ativa de associações de utentes e famílias no processo de tratamento foram outros aspetos tidos em consideração.
A nossa presença contribuiu para reforçar o compromisso de colaborar com a APTFeridas na qualificação dos cuidados nesta área, destacando iniciativas como a Academia dos CSP e a Academia do Futuro, espaços de formação que contam com o apoio científico da APTFeridas.
Ricardo Gomes
Vogal da Direção da USF-AN