Participação da USF-AN no European Forum for Primary Care Conference 2024, Ljubliana, Eslovénia

O European Forum for Primary Care (EFPC) é uma organização, fundada em 2005, com o objetivo de melhorar a saúde da população europeia, através da promoção de Cuidados de Saúde Primários (CSP) centrados na pessoa, orientados para a comunidade e multidisciplinares. Esta visão de CSP multidisciplinares e prestados por equipas vai profundamente ao encontro da marca USF, como tal, a USF-AN é membro institucional do EFPC desde há vários anos, tendo inclusivamente coorganizado a Conferência do EFPC em 2017 no Porto.

A conferência deste ano do EFPC decorreu em Ljubljana, Eslovénia, de 15 a 17 de Setembro, tendo a USF-AN sido representada pelo Dr. Cristiano Figueiredo, médico de família na USF da Baixa, vogal da direção da USF-AN e membro eleito do Conselho Consultivo do EFPC desde Setembro 2023. O tema deste ano foi “Sustentabilidade nos CSP: da consciencialização à Ação”, tendo os anfitriões eslovenos partilhado a singularidade dos seus Centros de Promoção de Saúde, que promovem CSP multidisciplinares, num país onde os médicos de família trabalham frequentemente em clínicas privadas, com contrato com o Instituto do Seguro de Saúde da Eslovénia.

Durante a Pré-Conferência, decorreu uma visita guiada ao Centro de Promoção de Saúde Dr. Adolfa Drolca de Maribor, onde os participantes contactaram com uma equipa de CSP multidisciplinar com enfermeiros, nutricionistas, psicológicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fisiologistas do exercício, terapeutas ocupacionais, higienistas orais, médicos dentistas, sob coordenação de um médico de família. Este centro cobre uma população de 120.000 pessoas e é apenas 1 de 30 outros Centros de Promoção de Saúde no país, que recebem referenciações dos médicos de família e enfermeiros das respetivas regiões de influência. Para otimização de recursos, os utentes dos Centros de Promoção de Saúde podem escolher participar em consultas em grupo, em formato workshop, ou individuais, podendo transitar entre os dois modelos de acordo com as suas necessidades. Os temas dos workshops compreendem as seguintes áreas: perda de peso de forma saudável, atividade física, deixar de fumar, deixar de beber álcool, melhorar a saúde mental. O acesso a este tipo de sessões de promoção de saúde é sempre gratuito, sendo aceites também autorreferenciações. É um modelo interessante para o desenvolvimento das Unidades de Cuidados na Comunidade e para as ex-URAP dos CSP em Portugal, que certamente iria potenciar os resultados em saúde do SNS, apoiando a prestação de CSP multidisciplinares pelas USF.

Na conferência em Ljubliana, foram dezenas as apresentações e workshops por profissionais, investigadores, gestores e decisores políticos das mais variadas profissões dos CSP europeus. Destacamos a apresentação de um estudo de investigação qualitativo, financiado pelo Institute for Health Care Strategies de Graz, Áustria, sobre a prestação de CSP centrados na pessoa com doença crónica em Portugal, pela enfermeira e investigadora Ana Atalaia. Este estudo visava informar a Reforma de CSP a decorrer na Áustria sobre modelos eficientes para a gestão de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a diabetes mellitus tipo 2. Apesar das entrevistas semiestruturadas terem focado uma única profissão, 14 médicos de família de 10 regiões distintas em Portugal, os resultados apontaram para o papel essencial de equipas de saúde familiar, bem coordenadas, com foco no interprofissionalismo, na continuidade e na personalização dos CSP. Os médicos internos de Medicina Geral e Familiar também se destacaram como um importante motor para atividades de promoção de saúde e investigação nos CSP em Portugal. O modelo USF parece ser o segredo para as baixas taxas de internamento hospitalar para doenças crónicas geralmente geridas nos CSP em Portugal.

A participação da USF-AN nas conferências do EFPC é uma oportunidade para conhecer outros modelos e soluções para os desafios atuais dos CSP, mas também para divulgarmos as boas práticas das USF e influenciarmos a mudança organizacional e em políticas de saúde noutros países europeus. A próxima conferência do European Forum for Primary Care vai decorrer em Viena, na Áustria, de 7 a 9 de Setembro 2025. A USF-AN vai continuar a representar os CSP portugueses e as USF nesta importante reunião multiprofissional europeia.

A Direção