Paulo Mendo homenageado como Sócio Honorário

A USF-AN homenageou o ex Ministro da Saúde Dr. Paulo Mendo, no âmbito das comemorações do Decreto-Lei 310/82  que consagrou o regime legal das Carreiras Médicas.

O mais recente Sócio Honorário da USF-AN foi homenageado na Cerimónia de Encerramento do 4º Encontro Nacional das USF.

O texto de homenagem foi proferido pela Dra. Maria João Botelho, coordenadora da USF Manuel Rocha Peixoto:

Nasceu em 1932.

Licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, especializou-se em Neurologia tendo sido discípulo e colaborador de Corino de Andrade. Fundou e dirigiu o primeiro Serviço Português de Neurorradiologia no Hospital de Santo António, no Porto.

Sócio honorário da Sociedade Europeia de Neurorradiologia.Diretor do Hospital de Santo António de 1986 a 1993. Professor agregado convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar até 1988, tendo sido Presidente do seu Conselho Diretivo de 1984 a 1988.

Secretário de Estado da Saúde de 1976 a 1977 e de 1981 a 1983. Ministro da Saúde de 1993 a 1995.

Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo António.

Este poderia ser um muito breve resumo duma carreira de mérito. Mas seria seguramente um resumo frio e incompleto de alguém que se distinguiu como governante por ter acrescentado valor ao Serviço Nacional de Saúde que ajudou a criar e a desenvolver. Ou, se quisermos utilizar um termo que lhe é particularmente caro – à Joia da Coroa da nossa Democracia.

O Dr. Paulo Mendo, a quem hoje, aqui, publicamente nos dirigimos, faz parte do grupo restrito e imprescindível de dirigentes que se distinguem e afirmam na sociedade pela sua capacidade visionária e cultura de serviço. Estamos a comemorar 30 anos da publicação do Decreto-Lei 310/82 que consagrou o regime legal das Carreiras Médicas.

Em 1982 este diploma traduziu finalmente, em letra de lei, a necessidade de estruturação do trabalho médico, proposta no célebre “Relatório das Carreiras” de 1961, coordenado por Miller Guerra. Aprovado em 17 de Julho e publicado em 3 de Agosto, sob a forma de Decreto-Lei, no decurso da sua segunda passagem pela então Secretaria de Estado da Saúde, constituiu um marco absolutamente decisivo para o arranque, consolidação e desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde criado 3 anos antes. Ao criar a Carreira de Clínica Geral com um perfil claramente inovador e orientado para a prestação de cuidados primeiros, globais e integrados em contexto familiar, é dado o impulso decisivo para a história de sucesso de todos conhecida e aqui evocada.

A Saúde Familiar, praticada com a diferenciação técnico-científica que hoje conhecemos, organizada de forma integrada em contexto multiprofissional e responsável pelos resultados que nos orgulham no contexto das nações tem, na ação técnica, política e governativa do Dr. Paulo Mendo, o ponto de partida decisivo e a marca de qualidade inerente. Deste modo, a USF-AN, no quadro dos seus estatutos, e por deliberação da Assembleia Geral realizada a 11 de maio de 2012, decidiu atribuir ao Dr. Paulo Mendo, o título de Sócio Honorário desta associação multiprofissional, pelos relevantes serviços prestados à Saúde em Portugal e, particularmente, pela indelével marca do seu pensamento e da sua ação, na construção do modelo de estruturação das carreiras médicas, dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Muito embora tenha sido esta a redação aprovada e que consta do ata e do diploma que lhe iremos entregar, … aqui, … agora, … ao seu lado… e em sintonia com um sentir de profissionais de saúde que praticamos… e de cidadãos que somos, … só encontramos uma forma de lhe expressar, de viva voz, a nossa… estima, admiração, carinho e gratidão. É dizer-lhe, tão só, … OBRIGADO Dr. Paulo Mendo.

Guimarães, 12 de maio de 2012

Cerimónia de Encerramento

4.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar

paulo mendo 2 paulo_mendo3.jpg