Passou um mês após a publicação do Relatório do Tribunal de Contas intitulado “AUDITORIA AO DESEMPENHO DE UNIDADES FUNCIONAIS DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS”.
A Direção da USF-AN torna pública a sua posição, após uma análise cuidadosa do referido relatório, focando-se fundamentalmente nas respetivas recomendações e conclusões. Este comunicado e ainda um documento mais detalhado e devidamente fundamentado, será enviado ao próprio Tribunal de Contas, aos diferentes órgãos de poder, aos partidos políticos e a diferentes entidades sociais, académicas e profissionais.
Decorrido um mês, dos seis meses definidos pelo Tribunal de Contas para a aplicação das respetivas recomendações, a maioria das quais correspondem às exigências dos profissionais de saúde e da USF-AN, consideramos indispensável o escrutínio da sociedade portuguesa em relação à sua aplicação.
A USF-AN reafirma a importância extraordinária da Reforma dos CSP e das USF, designadamente na introdução de uma nova cultura organizacional na administração pública, nos resultados de mais qualidade dos cuidados de saúde e maior satisfação dos cidadãos.
Para aceder ao comunicado na íntegra clique aqui.
Resposta à Auditoria, enviada ao Tribunal de Contas a 22 de setembro – clique aqui