No passado sábado, dia 3 de outubro realizaram-se as II Jornadas dos Secretários Clinicos, na Ordem dos Médicos do Porto.
O evento contou com 112 participantes, tendo estado representadas 54 USF.
Estas Jornadas tiveram um programa aliciante, onde os participantes puderam tomar contacto com diferentes dinâmicas de trabalho, priveligiando-se a partilha de experiências. Falou-se da Voz do Secretário Clínico e da Satisfação Profissional, assim como do BI|USF no dia a dia dos Secretários Clínicos e do DiOr.
Como pontos altos podemos destacar o painel Kaizen direcionado para o Secretariado Clínico , a atuação do grupo de teatro TERB que animou a apresentação Gestão de Conflitos e por último o Discurso de Encerramento do Presidente das USF-AN, Bernardo Vilas Boas.
Este foi mais um evento de sucesso que ultrapassou as expectativas dos participantes (dados do inquérito de satisfação do evento).
Em resumo,aqui ficam algumas das conclusões:
1- Existir maior privacidade no atendimento do secretariado clínico. As USF devem discutir e elaborar planos de melhoria da privacidade para enviarem para a tutela (ARS/ACeS).
2- Implementar as boas práticas da confidencialidade da circulação da informação em todas as USF.
3- Implemenetar uma política clara de informação aos utentes. Todos devemos fazer um esforço de divulgar as nossas limitações e as alterações que vamos introduzindo.
4- Melhorar o atendimento telefónico, devendo iniciar-se o diagnóstico da informação com o levantamento do que existe de condições técnicas e de fluxo. Depois, introduzir melhorias com a participação de todos. Não esquecer de divulgar aos utentes as medidas introduzidas.
5- Introduzir os 5s (normalização do espaço/material) e auditorias internas em todas as USF. O Instituto Kaizen pode ajudar na aplicação de incentivos institucionais.
6- Enquadrar a utilização institucional do Email.
7- Promover reuniões dos SC nos ACeS para alargarem e aproximarem a discussão.
Por fim, salientamos que uma das medidas nacionais prioritárias, criação da carreira de secretário clínico nas USF, poderá ir para a frente com o total apoio do Sindicato da Função Pública.
Continuemos a fazer o nosso trabalho que seremos capazes de evoluir e de ter melhores condições de trabalho.