COMUNICADO
27.dezembro.2017
A USF-AN tem sempre apoiado e enaltecido todas as medidas que ajudam à modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à consequente centralidade do cidadão no sistema.
Ao vermos a campanha publicitária para marcação de consultas – SNS 24 – no “seu Centro de Saúde”, sentimos estar ameaçada a relação de proximidade já estabelecida -“Utente – Equipa de Saúde” – nas USF e UCSP (e não Centro de Saúde), nomeadamente com a criação de um call center, nacional e impessoal.
As agendas médicas e de enfermagem baseiam-se nas necessidades da população, no planeamento decorrente da Carta de Compromisso de cada Unidade de Saúde e no cumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG). Apenas com proximidade entre os cidadãos e as equipas de saúde é possível fazer esta conciliação.
Consideramos que o call center nacional tem espaço na melhoria da gestão das agendas médicas e de enfermagem. Contudo, recomendamos que a linha Saúde 24 passe a apoiar as Unidades de Saúde (USF e UCSP) nas seguintes áreas:
- Na gestão da remarcação de consultas a utentes que faltam sem avisar;
- No envio aos utentes de SMS com antecedência de 48h para informar/confirmar da marcação de consultas programadas;
- Na renovação de Receituário Crónico e nos Cuidados Respiratórios Domiciliários;
- No envio de lembretes para efetuar MCDT (ex. Diabéticos para realizarem HbA1c) ou para retirar e colocar anel vaginal, implante anticoncepcional e DIU (Dispositivo Intrauterino);
- No envio de lembrete para a vacinação ou para toma da medicação crónica, entre outros.
Acreditamos que a linha Saúde 24 ao disponibilizar os serviços acima expostos, irá aumentar a adesão às consultas e à capacitação do doente.
Defendemos um investimento na acessibilidade de proximidade dando todas as condições técnicas para que tal aconteça.
Se assim se confirmar, seguramente conseguiremos que os cidadãos marquem facilmente e com confiança as suas consultas com o seu médico e/ou enfermeiro de família, em tempo oportuno e sem sair de casa.
A Direção