COMUNICADO USF-AN
USF-AN APROVA MINISTRO DA SAÚDE MAS ESPERA UNIDADE DE MISSÃO
Após conhecimento da nomeação do Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes para titular da pasta da Saúde, a USF-AN dá conta da sua expectativa favorável ao desempenho do novo ministro.
A Associação reconhece a sua experiência multifacetada e as suas competências profissionais, relevando as participações enquanto preletor e comentador em vários eventos da USF-AN, tendo o último dos quais, acontecido em maio deste ano, no decurso do 7º Encontro Nacional das USF, onde foram aprovadas as “7×7 Medidas” para o “Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários”. (https://app.box.com/s/3jvbbttkz8g14frladth9qttrwmbmwji).
É com confiança no futuro que a USF-AN exige um novo ciclo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários e espera que este novo governo tenha em conta a crescente qualidade demonstrada da marca USF ao longo destes 10 anos e trabalhe para atingir a meta de, no prazo de 4 anos, levar a todo o país este modelo de prestação de cuidados de proximidade.
A dinâmica própria dos ciclos políticos aconselha a que no início da legislatura aconteçam medidas prioritárias estruturais, como instituir uma verdadeira política de recursos humanos, redimensionar os ACeS, adequando o número de unidades funcionais em cada um e promover a sua autonomia através de Contrato-Programa, apostar no desenvolvimento da Governação Clínica, redimensionando os Conselhos Clínicos, reestruturar os sistemas de informação numa lógica de parceria com o utilizador, simplificando processo e criar condições para que se constituam mais USF em todo o país.
Por fim, e uma vez que a equipa ministerial (Secretários de Estado) não conta com elementos ligados aos CSP, a proclamada grande prioridade do programa de Saúde do novo Governo, a USF-AN espera por isso, que a primeira grande medida estrutural a tomar, seja a constituição de uma Unidade de Missão para os CSP com o objetivo de iniciar um novo ciclo que ajude a progredir e consolidar a reforma dos CSP.
Estamos certos que este será o grande salto em frente que urge acontecer.
Seremos observadores atentos, avaliadores justos e profissionais empenhados.
26 de novembro de 2015
Pel’a Direção da USF-AN
João Rodrigues | Presidente da Direção