USF-AN apoia a disponibilização de Boas Práticas para todos os profissionais

No passado dia 4 de setembro, a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde formalizaram uma parceria para apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde.

Apoiamos e valorizamos esta iniciativa, principalmente porque se poderá estar a dar o pontapé de saída de um projeto centrado nas pessoas e nos profissionais de saúde, que permite o acesso permanente a informação cientificamente válida sobre Saúde e contempla a disponibilização online e gratuita de sistemas de apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia digital em Saúde, com base na melhor e mais relevante evidência científica, contribuindo para o combate a situações de publicidade enganosa e a práticas fraudulentas, sem qualquer base de evidência científica, que infelizmente acontecem todos os dias no nosso país.

Estará assim, a partir de 1 de janeiro de 2019, o acesso totalmente gratuito a quatro sistemas de apoio à decisão clínica e formação profissional contínua, sendo eles: BMJ Best Practice (www.bestpractice.bmj.com), Cochrane Library (https://www.cochrane.org/), DynaMed Plus (http://www.dynamed.com/) e UpToDate (www.uptodate.com).

Sempre defendemos que os profissionais de saúde devem ter ao seu dispor toda a informação científica, em tempo oportuno, para realmente poderem ser efetivos e aumentarem os ganhos em saúde.

No caminho certo e dando já os primeiros passos, recordamos o Senhor Ministro da Saúde de que não se esqueça dos outros profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF), nomeadamente Enfermeiros de Família e Secretários Clínicos.

Recomendamos que seja facilitado e agilizado o processo de Aplicação dos Incentivos Institucionais a que as USF têm direito, libertando-se assim a verba orçamentada, para que estes profissionais a possam aplicar na formação contínua, na subscrição, por exemplo, de revistas científicas isentas de conflito de interesse como a “Prescrire“.

Estamos certos de que esta medida igualmente contribuirá para o trabalho conjunto (em equipa de saúde) de apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde.

A Direção