USF-AN defende criação da Carreira de Técnico de Secretário Clínico na Comissão de Saúde

No dia 11 de julho de 2025, a Unidade de Saúde Familiar – Associação Nacional (USFAN) esteve presente na Comissão de Saúde, a convite do Sindicato dos Profissionais de Administração da Saúde (SPAS), para defender a petição pela criação da carreira de Técnico de Secretário Clínico. A USF-AN foi representada pelo seu vice-presidente, Nelson Magalhães, que apresentou os argumentos em favor desta importante iniciativa.

O evento contou com a presença do Presidente do SPAS, Luís Grabulho, e os seus vice-presidentes, João Baptista, José Luís Almeida e Paulo Rodrigues e a vogal Carina Teixeira, ao lado da Professora Carla Guerreiro, Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da CESPU, reforçando a relevância da formação especializada para os futuros técnicos de secretário clínico.

Durante a audiência, Nelson Magalhães destacou a importância da criação desta nova carreira para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e para a eficiência dos serviços prestados nas unidades de saúde familiar. A proposta visa reconhecer a importância dos secretários clínicos no funcionamento das USF e assegurar uma formação adequada e uma progressão de carreira justa para estes
profissionais.

A sessão pode ser revista no Canal Parlamento – AQUI.

A USF-AN reafirma o seu compromisso em estar na linha da frente na defesa da criação da carreira de Técnico de Secretário Clínico e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais da saúde.

A Direção