USF-AN na Assembleia da República

usf_an.ar

Hoje, uma delegação da USF-AN esteve no Plenário da Assembleia da República a apoiar a Petição que defende a Manutenção das Equipas e o fim dos contratos precários nas USF.

A  Petição contou com o apoio dos grupos parlamentares PS, PCP e Bloco de Esquerda, sendo que o PCP apresentou neste sentido o Projeto de Lei nº 274/XII-1ª – Garante a manutenção e a contratação efetiva dos profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde, e o Bloco de Esquerda apresentou o Projeto de Resolução 152/XII/1ª – Recomenda ao Governo que proceda à prorrogação dos contratos de trabalho a termo dos profissionais das USF até que seja encontrada uma solução definitiva compatível com o regime jurídico da organização e do funcionamento das USF.

O Parlamento rejeitou ambos os Projetos com votos contra do PSD e CDS-PP e votos a favor do PS, PCP, Bloco de Esquerda e os Verdes.

Nas USF, apesar de todo o valor demonstrado, ainda há cerca de 30% de profissionais com contratos a termo.

Apesar da rejeição das propostas, a USF-AN continuará a pugnar pelo investimento nas USF, a denunciar atrasos e atropelos à Reforma dos CSP.

Continuaremos a exigir que se cumpra a afirmação do Sr. Primeiro-Ministro: Necessidades permanentes, recursos permanentes!