No passado dia 28 de fevereiro de 2023, Carla Gouveia, Dinamizadora do Núcleo Distrital de Lisboa da USF-AN representou a associação na assistência da conferência Investigação Clínica e Acesso à Inovação: Da Recomendação à Concretização da Mudança.
Esta foi uma iniciativa conjunta da AstraZeneca, do Expresso e da SIC Notícias com transmissão através do Facebook destas entidades.
Foi apresentado o relatório do documento Sustainability and resilience in the Portuguese Health System, disponível aqui e dos quais se extraíram as seguintes conclusões fundamentais:
- no âmbito da governação clínica é fundamental a autonomia, a coordenação, o planeamento estratégico e as parcerias;
- no âmbito dos medicamentos e tecnologias é importante o acesso, a inovação e o valor;
- do ponto de vista da saúde da população, é fundamental a qualidade de vida, a comunidade e intervenções dirigidas;
- do ponto de vista financiamento, é importante o planeamento financeiro e informação de custos;
- do ponto de vista dos recursos humanos é importante garantir condições de trabalho e incentivos pelo mérito;
- no que diz respeito à forma como os serviços de saúde são disponibilizados, é importante a promoção da saúde e a prevenção da doença, a manutenção da utilização de meios digitais mas também a atuação a nível local, com as características específicas;
- finalmente, no que concerne ao impacto ambiental, é importante a existência de incentivos para a sua promoção e o desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos com este factor ponderado .
Foi referido, pelos participantes no painel do debate, que é importante a constituição de equipas com autonomia organizativa, uma agenda de objetivos definida e avaliável e mensurável em resultados.
Encontrando-nos a falar da investigação de modo lato, nesta assunção foi descrita a essência de uma USF: uma estrutura organizativa com uma gestão autónoma dos ACeS, com objetivos de desempenho definidos e mensuráveis e avaliação e melhoria contínua de resultados através de planos de melhoria da qualidade.
Foi proposto pela Dra. Rosário Trindade, Manager de Corporate Affairs da AstraZeneca que, desta reunião resultasse uma folha de resumo apresentável à Comissão Parlamentar da Saúde em modo de resumo do que havia sido proposto e dito. Assim será enviada a contribuição da USF-AN.
Núcleo Distrital de Lisboa