A Portuguese Association for Integrated Care em parceria com o Centro Hospitalar Baixo Vouga e o ACES Baixo Vouga realizaram em Aveiro, o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados nos dias 24 e 25 de novembro. A USF-AN, apoiou institucionalmente o evento, pertencendo à comissão cientifica e com a representação presencial da vogal da direção, Ana Paula Ferreira. Sob o mote “Estratégias para a gestão de pessoas com doença crónica” o encontro contou com um dia dedicado a Workshops, particularmente sobre Gestão de Caso, Planeamento de Cuidados e Processos de Tomada de Decisão Interdisciplinares, Transição de Cuidados: (Re)Afirmar Percursos e Boas Práticas e Melhoria Contínua aplicada à Integração de Cuidados. O segundo dia, logo após a sessão de abertura contou com uma conferência “The importance of policy evaluation in addressing health system fragmentation”que evidenciou o papel das politicas dos países nos sistemas de saúde e consequentemente nos modelos de integração ou fragmentação dos cuidados.
A primeira mesa de debate procurou discutir a Doença Crónica – Impacto nas pessoas, famílias, sociedade e sistema de saúde, contando com a perspetiva da Pessoa com Diabetes, da Pessoa com Insuficiência Cardíaca, dos Cuidadores Informais e das Pessoas com Doença Crónica.
No debate sobre Modelos Organizacionais de Prestação de Cuidados, com a moderação do Prof. Fernando Araújo foi abordado o Modelo do Pais Basco, o Modelo Irlandês e o trabalho sobre Estratificação do Risco Populacional em Portugal. Se por um lado foi evidenciado a importância da antecipação na gestão e os cuidados numa perspetiva longitudinal, também foi abordada a dificuldade na mudança, particularmente a resistência dos profissionais na apropriação de modelos diferentes.
A Saúde Digital e Integração de Cuidados também foram discutidos, bem como as parcerias com a apresentação dos projetos Fast Track Cities, Museus e Bem-Estar- Prescrição Cultural, Hospitalização Domiciliária e Refer&Follow.
No Integrated Care Award (ICA), das 26 candidaturas, destacamos o primeiro lugar atribuído à Unidade Integrada de Insuficiência Cardíaca (UNIICA) do Centro Hospitalar de Setúbal, coordenada pela cardiologista Sara Gonçalves e a Menção Honrosa “Prescrição Social Lisboa: Saúde e Social centrados nas pessoas”, sob a liderança de Cristiano Figueiredo, especialista em Medicina Geral e Familiar da USF da Baixa.
Documentos a visitar:
A Direção