A USF-AN participou, na passada quinta-feira dia 10, na reunião convocada pela Ordem dos Médicos, que juntou os colégios de especialidade e sociedades científicas, para discussão da recente Lei n.º 33/2025, de 31 de março, relativa aos cuidados na gravidez e no parto.
Durante a reunião, foi evidente o alinhamento entre os profissionais de saúde sobre a necessidade de revisão urgente desta legislação, aprovada sem auscultação técnica prévia e que tem gerado preocupações pelo impacto negativo que acarreta, tanto na relação de confiança entre grávidas e equipas de saúde, como no exercício profissional, afetando o ambiente de trabalho e potenciando práticas defensivas.
Enquanto médicos e enfermeiros de família, somos frequentemente procurados pelas grávidas para aconselhamento sobre a segurança do parto no SNS. Defendemos que garantir cuidados de qualidade passa por equipas devidamente habilitadas, valorizadas e apoiadas no seu trabalho diário.
Reafirmamos a nossa total disponibilidade para contribuir para soluções que promovam cuidados cada vez mais seguros, humanizados e baseados na evidência.
Se partilha desta preocupação com a qualidade e segurança dos cuidados às grávidas e crianças, pode consultar e subscrever a petição pública aqui:
https://peticaopublica.com/
Juntos, podemos contribuir para uma legislação mais justa, equilibrada e promotora dos melhores cuidados de saúde à grávida e ao nascimento.
A Direção