No próximo dia 21 de dezembro, pelas 16h30, uma delegação da USF-AN, liderada pelo presidente da USF-AN, João Rodrigues, reunirá com o atual Ministro da Saúde e sua equipa para abordarem a área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
É nosso objetivo sensibilizar o atual Ministro da Saúde para as dificuldades vividas nos CSP, consequência de uma total carência de políticas estratégicas e voltadas para esta área da saúde.
Cumprir a reforma dos CSP é tarefa inacabada. É inerente ao espírito fundador desta reforma, e a todos aqueles que a têm concretizado no seu dia-a-dia, não assistir passivamente à involução de tudo aquilo que tão laboriosamente construíram.
Acreditamos que a partir do terreno se constrói uma nova forma de estar e trabalhar na saúde – autonomia com responsabilidade. É com este fundamento que emergem e se sustentam as USF, com provas dadas da sua qualidade, eficiência e ganhos em saúde, sendo com estes princípios que se devem desenvolver todas as outras Unidades Funcionais dos ACeS.
A USF-AN irá recordar ao Senhor Ministro da Saúde as linhas estratégicas, explanadas na publicação “7×7 MEDIDAS: Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários”, que publicamos em setembro de 2015 e que estamos disponíveis para a levar a cabo.
Porque confiamos que nos espera um novo ciclo da reforma dos CSP, saudamos desde já a iniciativa positiva de nomear um Coordenador Nacional para os CSP, e esperamos poder colaborar proactivamente com esta nova equipa ministerial em prol de mais:
1. Transparência e prestação de contas;
2. Cuidados de Proximidade com Qualidade e Acessibilidade;
3. Gestão previsional rigorosa do recrutamento e valorização dos recursos humanos;
4. Desenvolvimento de uma cultura de Governação Clínica e de Saúde;
5. Modernização do SNS através do desenvolvimento de organizações inteligentes e aprendentes;
6. Satisfação e participação dos utentes;
7. Processos assistenciais integrados e trabalho em rede.
É imperativo iniciar um novo ciclo na transformação dos CSP do país.