Utilizadores das USF apresentaram maior satisfação do que os das UCSP

Segundo o Estudo A Voz dos Utilizadores – Monitirização da Satisfação dos Utilizadores dos Cuidados de Saúde Primários, os utilizadores das USF apresentaram maior satisfação do que os utentes das UCSP e, dentro das USF, o modelo B apresentou melhor satisfação do que o modelo A.

As quatro principais dimensões deste índice evidenciam uma maior satisfação dos utilizadores em relação aos cuidados prestados, sejam eles médicos (80,9%) ou não médicos (80,2%).

O estudo será apresentado, no Porto, conjuntamente com o lançamento do livro da USF-AN, 7×7 Medidas: Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários 2015-2018. O Prof. Pedro Ferreira, Investigador responsável pelo estudo conduzido pelo Centro de Estudo e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), apresentará os resultados de um trabalho que pretendia medir a satisfação dos utilizadores das USF, determinar pontos de corte para a contratualização e comparar a satisfação das USF com as UCSP.

Foram enviados 58.840 questionários dos quais se obtiveram 49.621 respostas (taxa de resposta de 89.4%), sendo que estas provieram de 201 USF modelo A, de 191 USF modelo B e de 51 UCSP.


Os cuidados médicos tiveram uma média de satisfação de 80,7%. O estudo mostra ainda uma maior satisfação dos utilizadores em relação aos cuidados de enfermagem (83,5%) face ao secretariado clínico (77,0%). É interessante notar-se a percentagem (51,2%) dos utilizadores que consideram excelentes os cuidados de enfermagem. As quatro principais dimensões deste índice evidenciam uma maior satisfação dos utilizadores em relação aos cuidados prestados, sejam eles médicos (80,9%) ou não médicos (80,2%).

Em média, 87,3% dos utilizadores recomendariam a unidade de saúde a amigos, em especial nas USF modelo B (91,3%), quando comparados com as USF modelo A (85,8%) e as UCSP (76,6%); 89,3% dos utilizadores não veem razões para mudar de unidade, em especial os utilizadores das USF modelo B (92,2%), quando comparados com as USF modelo A (88,4%) e as UCSP (80,9%).

Com base nos valores de satisfação obtidos em 2009 nas USF então avaliadas, ao compararem-se os níveis de satisfação com os valores agora encontrados, verificam-se aumentos entre as regiões de saúde alguns deles estatisticamente significativos.

 

Venha à apresentação do Livro 7×7 Medidas: Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários e conheça também todos os resultados do estudo A Voz dos Utilizadores. (Entrada Livre)